quinta-feira, 24 de abril de 2014

Primeiras impressões: Honda CBR 500R

Por R$ 23.000, Honda quer tornar moto a esportiva mais vendida do Brasil.
Indicado para iniciantes, motor tem bom funcionamento, mas não empolga.



Há muito tempo motociclistas brasileiros clamavam por motos de média cilindrada, na faixa dos 500 cc, já que havia um “buraco” entre as chamadas pequenas e as grandes. A Honda ouviu estes pedidos e lançou, mundialmente, a nova linha CB 500 no Salão de Milão de 2012.
No ano passado, foi a vez de o Brasil ter a apresentação dos três modelos no Salão Duas Rodas. A primeira da família a chegar foi a CB 500F, ainda no final de 2013.
Desde o início de janeiro, a versão esportiva da família, a CBR 500R, começou a ser vendida no país, partindo de R$ 23 mil.
Para o primeiro semestre de 2014, a Honda promete completar a gama, com a CB 500X, modelo que possui visual aventureiro e será a mais cara da gama, ainda sem preço definido.
Honda CBR 500R (Foto: Gustavo Epifanio/G1)Honda CBR 500R (Foto: Gustavo Epifanio/G1)
O objetivo para a Honda é que a CBR 500R se torne a moto de entrada para o segmento das esportivas no país e também a mais vendida, alcançando cerca de 500 unidades por mês.
Atualmente, a "urbana-esportiva" Kawasaki Ninja 300 vende cerca de 250 unidades mensais e a liderança na faixa de média e alta cilindrada é da CBR 600F, com 150 unidades/mês, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Como o próprio nome indica, a 500R faz parte da linhagem de esportivas da fabricante japonesa, como CBR 600RR e CBR 1000RR. No entanto, este “R” a menos significa muita coisa, mostrando o comportamento menos radical da 500. A proposta da Honda foi criar um modelo com visual bem agressivo, mas que não possui desempenho de uma superesportiva.
Existem duas opções de cores para a CBR 500R: vermelha e branca. No entanto, a tonalidade branca é válida apenas para a versão com ABS. A garantia é de 1 ano, sem limite de quilometragem.
Sem rival direta
Por estar no meio do caminho entre as pequenas e as grandes, a CBR 500 não possui uma concorrente direta. Algumas motos ficam mais próximas, como a Kawasaki Ninja 650 e a Kasinski Comet GT 650R. As duas também são esportivas, com motores de dois cilindros, mas trazem mais cavalaria e agressividade em seus pacotes.

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